segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Tema 4 - Fase 2



Design Based Research – Problemáticas de Investigação



Este tema incidiu sobre a temática Design Based Research, ou seja, Investigação Aplicada sobre o Desenho.
A Investigação Aplicada sobre o Desenho (DBR), trata de uma metodologia de investigação que pretende melhorar as práticas do ensino aprendizagem, utilizando pesquisas prévias em contexto real, através da colaboração de investigadores e docentes.

“Design-based research (Brown, 1992; Collins, 1992) is man emerging paradigm for the study of learning in context through the systematic design and study of instructional strategies and tools.”

O artigo por mim escolhido para responder às questões colocadas nesta temática foi Design-Based Research: An Emerging Paradigm for Educational Inquiry.

  • Identificar e escolher um artigo sobre design-based research (DBR).
  • Com base nesse artigo, responda às seguintes questões:
    • 1) Quais os aspectos mais inovadores da abordagem apresentada?
    • 2) De que forma se relaciona com as abordagens tradicionais descritivo/qualitativo e/ou experimental/quantitativo?
    • 3) Que dificuldades antecipam na sua implementação?
    • 4) Quais as principais implicações/conclusões?
a) Quais os aspectos mais inovadores da abordagem apresentada?

Temos como principais características inovadoras neste processo:
  • Em termos do papel do investigador, alterou-se de uma situação de tentativa de compreensão, documentação e interpretação de um contexto, para uma forma de além das atrás referidas, melhorar as práticas educativas. Os objectivos centrais do design de ambientes de aprendizagem e teorias de desenvolvimento de aprendizagem são cruzados.
  • Antes de mais, deve-se ter em conta o contexto para se analisar e validar os resultados;
  • Investigação em contexto real;
  • Existe uma relação e iteração dos intervenientes no processo. 
b) De que forma se relaciona com as abordagens tradicionais descritivo/qualitativo e/ou experimental/quantitativo?

A DBR é uma abordagem que apresenta algumas semelhanças com as abordagens tradicionais, na medida em que utiliza um conjunto de técnicas que em certos casos podem ser comuns às tradicionais, mas distingue-se destas por se realizar em contextos reais.

Para a sua eficácia, torna-se necessário um trabalho colaborativo entre investigadores educacionais e professores de modo a levar estes últimos a implementarem na sua prática, propostas didácticas fundamentadas teoricamente e a reflectirem sobre as mesmas (DBR Collective, 2003; Wang & Hannafin, 2004).

No que respeita à abordagem experimental, a diferença está no fato de tratar de situações reais, que tem de lidar com todas as condicionantes respeitantes à mesma, como por exemplo as variáveis na abordagem experimental podem ser manipuladas, enquanto que na abordagem DBR os investigadores tentam caracterizar as situações utilizando revisões iterativas e flexíveis do desenho de investigação.

Outra diferença é o fato de na investigação experimental, as decisões a tomar no processo de investigação serem da responsabilidade do investigador enquanto que na DBR é necessário haver colaboração entre todos os participantes para que se possam experimentar os diferentes “desenhos” ao longo do processo.

c) Que dificuldades antecipam na sua implementação?

Como dificuldades temos a necessidade de objetividade, validade e confiança que diferem no modo como são geridos na experimentação.
Na utilização da metologia DBR há alguns aspetos a ter em conta, nomeadamente:
·        O envolvimento a longo prazo por parte dos participantes, aumentando desta forma os custos das investigação;
·        Saber trabalhar em equipa;
·        A não existência de medidas standards para se poder realizar determinado estudo;
·        Demasiado esforço para obter resultados, às vezes mínimos.

d) Quais as principais implicações/conclusões?

Em termos de principais conclusões e tendo em conta o artigo Design-Based Research: An Emerging Paradigm for Educational Inquiry, a investigação aplicada ao desenho (DBR),
 “ We have seen progress in the area of developing new insights concerning novel pedagogy in classroom contexts” (e.g., Linn & Hsi, 2000).
ou seja, há uma nova forma de abordar o ensino em contexto de sala de aula, de onde se pode mencionar algumas áreas promissoras:
a) Exploração de possibilidades para enredos de aprendizagem e ambientes de ensino;
b) Desenvolvimento de teorias contextuais de ensino-aprendizagem;
c) Construção e consolidação de conhecimento de design;
d) Aumento de capacidade humana para a inovação educacional;

Após analisar o artigo , as conclusões que se destacam são as seguintes:
·        Os métodos de DBR, podem constituir uma metodologia coerente que ligue a investigação teórica à prática educativa;
·        O desenho de intervenção e os seus elementos específicos, podem produzir explicações sólidas de práticas inovadoras e fornecer princípios úteis que podem ser aplicados por outros;
·       Devido às suas características de contextualização globalizadoras podem providenciar compreensão de características sobre o ensino e a educação, podendo ser transformada em aprendizagem efectiva em contextos educativos

Concluindo
A investigação aplicada ao desenho, além de investigar, propõe igualmente novas práticas educativas, apresentando resultados.
A DBR não se limita a investigar mas também a propor novas práticas educativas e a apresentar os seus resultados.

“a DBR pode gerar três tipos de teorias: Domínio das Teorias, que descrevem as situações de aprendizagem e suas interacções; Quadro de Design, que fornece orientações para um projecto e Metodologias do Design, que servem de directrizes para a implementação do projecto e pelas suas características iterativas podem servir de base a novos projectos.”                                                                                   
Edelson (2002)

A Investigação baseada no desenho, é um método quasi-experimental para a investigação sobre a aprendizagem, que se concentra no design iterativo baseado no feedback da cognição situada. A ideia principal é que somente podemos desenhar intervenções de aprendizagem efectivas se medirmos e revirmos o impacto dos protótipos nos ambientes emergentes que contêm mais variáveis do que as que conseguimos controlar. 
A DBR assenta nos investigadores que utilizam a investigação aplicada ao desenho para providenciar feedback através uso do sistema para melhorar esse mesmo sistema.


Bibliografia

Cobb, P., Confrey, J., deSessa, A., Lehrer, R., & Schauble, L. (2003). Design experiments in educational research. Educational Researcher, 32(1), 9-13.

Collins, A., Joseph, D., & Bielaczyc, K. (2004). Design research: Theoretical and methodological issues. The Journal of the Learning Sciences, 13(1), 15-42.

Design-Based Research Collective. (2003). Design-based research: An emerging paradigm for educational inquiry.
Educational Researcher. Disponivel em http://www.designbasedresearch.org/reppubs/DBRC2003.pdf. Acedido a 30 de Janeiro de 2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário