quarta-feira, 9 de novembro de 2011

TEMA 2 - MÉTODOS DE RECOLHA DE DADOS

Os dados em investigação educacional podem provir de fontes muito diversas, desde documentos institucionais ou pessoais, a anotações feitas pelo investigador, decorrentes de observação em contextos naturalistas, passando pela aplicação de testes, questionários ou entrevistas aos sujeitos informantes, ou ainda pela utilização de artefactos produzidos em contextos não investigativos.
Nem sempre a recolha de dados exige a elaboração de instrumentos específicos. Contudo, o investigador encontra-se frequentemente na necessidade de ter de construir instrumentos próprios para obter os dados que permitem responder às suas questões de investigação. É o caso de testes, questionários, guiões de entrevistas ou grelhas de observação de comportamentos não verbais.

Numa primeira abordagem sugere-se que cada um proceda às pesquisas que entender, de modo a ficar com uma panorâmica geral sobre os métodos de recolha de dados, seja em pesquisas relacionadas com a investigação positivista e quantitativa, quer com a investigação interpretativa e qualitativa. A partir desta pesquisa genérica, focaremos o nosso estudo na utilização do questionário enquanto técnica quantitativa de recolha de dados e na utilização da entrevista como técnica de recolha de dados usada em investigação qualitativa.
Actividade 2 decorrerá em sete fases entre dia 07 de Novembro e 18 de Dezembro.
Fase 1 - De 07 a 09 de Novembro
  • Leitura e visualização (individual) dos recursos de aprendizagem disponibilizados neste tópico e/ou indicados no CA. Veja com atenção os diapositivos intituladosInvestigação e Métodos Quantitativos da Prof. Alda Pereira. 
  • Pesquisa (individual) de recursos de aprendizagem relacionados com o tema tratado.
Fase 2 - De 10 a 14 de Novembro
  • Análise (individual ou em equipa) da dissertação de Mestrado de Cidália Neto (2006) intitulada O papel da Internet no processo de construção de conhecimento(disponível neste tópico). 
  • Após a sua leitura reflicta sobre as seguintes questões: São apresentados claramente os objectivos de investigação que presidiram à elaboração do questionário? São indicados os passos que estiveram subjacentes à construção do questionário? A amostra é claramente identificada? É indicado o método usado na definição da amostra? O questionário usado foi objecto de validação prévia? No capítulo da explicitação da metodologia usada há indicações sobre o modo de tratamento dos dados obtidos com a aplicação do questionário?

Fase 3 - De 15 a 20 de Novembro
  • Discussão no Fórum Geral Métodos Quantitativos
Fase 4 - De 21 a 27 de Novembro
  • Pesquisa individual (ou em equipa) sobre a utilização de entrevistas e sobre as técnicas de entrevista.
  • Reflicta sobre as seguintes questões: Como caracterizar as entrevistas quanto ao número de sujeitos inquiridos? Como se podem diferenciar as entrevistas relativamente aos temas em análise? Como diferenciar entrevistas quanto à estruturação? Como construir um guião para uma entrevista?
Fase 5 - De 28 a 04 de Dezembro
  • Preparação em equipa de um guião para uma entrevista. Este guião, será posteriormente, discutido no fórum, com o objectivo de definirmos um guião único, que deverá ser utilizado na realização das entrevistas no terreno. As entrevistas são semi-estruturadas e inserem-se num estudo de caso sobre as representações de professores do ensino básico/secundário (a amostra serão colegas vossos, estamos a forçar um pouco o caso, mas é para efeitos de trabalho prático).
  • São três as questões de investigação: o que pensam esses professores sobre as redes sociais, como por exemplo o Facebook, Myspace, Hi5, Twitter, etc? Como é que vêm a sua (hipotética/real) participação numa rede social? Que expectativas têm sobre o seu uso no ensino?
Fase 6 - De 05 a 11 de Dezembro
  • Apresentação dos guiões e discussão no Fórum Geral Entrevistas: construção do guião comum.
Fase 7 - De 12 a 18 de Dezembro
  • Realização de entrevistas no terreno.
Recursos: 

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