sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Um estudo de caso

Fase 2 - De 20 a 23 de Outubro
  • Análise (individual) da dissertação de Mestrado de Ana Paula Alves intitulada E-Portefólio: Um estudo de caso. (disponível neste tópico).

 A minha análise da dissertação "E-Portefólio: Um estudo de caso" de Ana Paula Alves estrutura-se nas seguintes questões:
  • Os objetivos da investigação que tornaram possível a recolha dos dados foram claramente indicados?
  • Procedeu-se à revisão da literatura?
  • Foram indicados de forma clara os instrumentos de recolha de informações?
  • A amostra é identificada de maneira clara?
  • Qual o método utilizado para definir a amostra?
  • Qual a metodologia utilizada e de que forma foram obtidos os dados e o respectivo tratamento?
O tipo de investigação decorrente da tese de mestrado em questão é um estudo de caso Vide p.105.

Em termos dos objetivos que tornaram possível a recolha dos dados, pode-se afirmar que, o objetivo principal foi bem explicitado,“Será viável e adequada a implementação de um programa de portefólios de Matemática suportado pela tecnologia Moodle, a turmas de alunos do ensino básico?”, assim como os objetivos secundários mas indissociáveis do principal Vide p.30:


  • Organizar e implementar um programa de portefólios electrónicos numa turma de alunos do ensino básico, no contexto da disciplina de Matemática;

  • Analisar a participação e o envolvimento dos alunos na construção dos respectivos eportefólios;

  • Perceber as vantagens/desvantagens do ambiente Moodle na aplicação de um programa de e-portefólios no contexto da disciplina de Matemática
Sendo evidente que os objetivos foram atingidos.

No que respeita à segunda questão, foi feita uma revisão exaustiva da literatura Vide p.33.

Na questão dos meios de recolha de informação, foram quatro os utilizados pela autora de forma a poder responder a todas as questões colocadas por este estudo de caso:

  •  Observação participante;
  • Documentos produzidos pelos alunos;
  •  Registos automáticos da plataforma moodle;

  • Questionários de opinião.


O critério utilizado pela autora para a escolha efetuada no que respeita aos métodos de recolha de informação e de amostragem, foi sucintamente explicado na página 105.

 “Dentro de uma investigação de cariz qualitativa existem muitos métodos a que recorrer, no entanto, quando se pretende investigar um fenómeno contemporâneo dentro do seu contexto de vida real, não existindo uma clara distinção entre o fenómeno e o contexto, estamos perante um processo de investigação empírica do tipo “estudo de caso” (Yin, 2005:32). No “estudo de caso” as questões da pesquisa centram-se no “como” ou no “porquê” e a estratégia de pesquisa é abrangente, recorrendo a várias fontes de evidência e a diversas triangulações de dados (idem).
Esta nossa dissertação descreve toda uma experiência de implementação de um programa de portefólios em formato electrónico junto de uma turma de alunos do ensino básico, no contexto da disciplina de Matemática. A experiência desenvolveu-se durante o ano lectivo 2006/2007 e envolveu a turma C do 9º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches (AEFS) do concelho de Braga. (pag.28)”

De realçar igualmente a preocupação que a autora teve com a questão ética, fato presente na página 107.

“…o envolvimento não implica de forma inevitável falta de rigor, podendo até apresentar algumas vantagens. Na investigação em educação é frequente, e muitas vezes até desejável/inevitável que o investigador seja simultaneamente professor das turmas ou alunos envolvidos nos estudos.”

Em relação à análise de dados em termos qualitativos enquanto se procedeu à recolha dos elementos fez-se a análise em simultâneo, demonstrando a autora boas bases documentais e de organização de trabalho nesta questão, cruzando dados e tipo de abordagens metodológicas (pag.159). O questionário em termos de elaboração, além de conter perguntas abertas, foi concebido também com perguntas fechadas, sendo a sua posterior análise extremamente bem realizada, utilizando para tal, gráficos, finalizando com a respetiva análise detalhada de todos os elementos do mesmo, mostrando de forma inequívoca se os objetivos foram atingidos ou não e por quem.

Para terminar, este estudo mostrou que as novas tecnologias podem representar uma enorme mais-valia no ensino aprendizagem desde que se cumpram certas regras, mas evidenciou também outras questões que levantam algumas nuvens negras no horizonte.

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